O Tempo do Lobo (França/Áustria/Alemanha, 2003), de Michael Haneke

O Tempo do Lobo

No próximo sábado (30/06/2012), às 14h, na Sala João Cardoso Ayres, o Cineclube Dissenso retoma as suas atividades exibindo o filme ‘O Tempo do Lobo’ (França / Áustria / Alemanha, 2003), do diretor Michael Haneke. Premiado várias vezes no Festival de Cannes, inclusive recebendo a última Palma de Ouro pelo ainda inédito ‘Amor’, o diretor foi reconhecido internacionalmente por produções como ‘Violência Gratuita’ (1997), ‘A Professora de Piano’ (2001) e ‘Cachê’ (2005), afirmando a secura e rigor de um projeto de cinema em que imagens invocam direta ou indiretamente circunstâncias violentas. O próprio Cineclube já exibiu anteriormente duas produções do aclamado cineasta, ‘O Sétimo Continente’ (1989), seu primeiro filme e o não menos perturbador ‘Benny’s Vídeo’ (1991). A entrada é gratuita e após a sessão, debate na mesma sala de exibição.

‘O Tempo do Lobo’ se passa num contexto pós-apocalíptico de textura bucólica, ou seja, sem qualquer parafernália robótica tão comum às visões futuristas, e acompanha a jornada pela sobrevivência de uma família, cuja matriarca é interpretada pela parceira constante, Isabelle Huppert. Os sobreviventes vão se agregando em pequenas comunidades, desenvolvendo novos parâmetros sociais, repensando toda uma ordem do consumo e se protegendo como podem de um mundo decadente e hostil, onde os relógios já não servem para nada.

Durante o lançamento do filme, a crítica internacional comentou que Haneke estava, enfim, revelando as nuances de seu humanismo, deixando transparecer, ainda que de maneira dura, uma crença na humanidade, geralmente obtusa em outras obras. No entanto, tal perspectiva surge inundada de ambiguidade, com presença do tédio, do pessimismo, da incomunicabilidade e do desespero na relação entre os indivíduos, marcas que consolidaram seu nome no cenário cinematográfico contemporâneo. Imperdível.

SERVIÇO
Cineclube Dissenso
O Tempo do Lobo (França/Áustria/Alemanha, 2003), de Michael Haneke
Sábado, 30 de junho de 2012, às 14h, com debate após a sessão
Sala João Cardoso Ayres
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, Derby, 609

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s