Chumlum (Ron Rice, EUA, 1964) + Johan (Philippe Valois, França, 1976)

O cinema sempre teve na performance dos corpos filmados um grande elemento de modulação de sua escrita. Fosse nos gestos e expressões potentes do período silencioso, que codificaram uma grande variedade de sentimentos e sensações. Ou em atuações prosaicas de movimentos e momentos realistas, onde a identificação e o sentido de verdade foram alvos prioritários. Ou ainda em estratégias mais radicais e autorais, como uma hiper-expressividade buscando o estranhamento, ou um esvaziamento expressivo apontando para dimensões transcendentais. De volta ao Cinema da Fundação, neste sábado, 14 de julho, excepcionalmente às 14h30, o Cineclube Dissenso exibe dois filmes, cada um deles com estratégias singulares de articulação da performance: o curta Chumlum , de Ron Rice (EUA, 1964) e o longa Johan, de Philippe Valois (França, 1976).

Rice insere-se entre os diretores do cinema underground americano dos anos 1960, junto com Jack Smith, Ken Jacobs e Andy Warhol. A exemplo de outros filmes do grupo, Chumlum leva a performance ao paroxismo, inspirando-se no cinema narrativo clássico no que ele tem de mais popular, mas extraindo dele somente a superfície, o efeito, e removendo quaisquer traços de narratividade. O conteúdo é a performance em si.

Já Vallois não nega a herança roucheana. Buscando conhecer o ex-amante, Johan, presença ausente que assombra toda a duração do filme, ele parte em busca de um ator que consiga captar-lhe a essência a partir de lembranças e pistas deixadas para trás. Performance como descoberta. Ou, ainda, performance como pretexto para novos encontros e novas experiências, que constroem novos mistérios.

Lembrando:

  • O cineclube está de volta ao Cinema da Fundação.
  • O horário da sessão será, excepcionalmente, 14h30.

SERVIÇO
Cineclube Dissenso
Chumlum (Ron Rice, EUA, 1964) + Johan (Philippe Valois, França, 1976)
Sábado, 14 de julho de 2012, às 14h30, com debate após a sessão
Cinema da Fundação
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, Derby, 609

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s